Páginas

1 de julho de 2013

Torta integral de banana

  Eu tinha algumas bananas bem maduras na minha geladeira, e estava tentando decidir o destino delas. Resolvi fazer um doce de banana, especialidade da minha avó. O mais gostoso que já comi!! Quando ia ligar para perguntar qual o seu segredo (ela já me explicou diversas vezes mas, na verdade, acho que o segredo é ela!!), lembrei de uma torta deliciosa que queria testar há algum tempo. Decidi então fazer o doce outro dia... Porque meu doce nunca vai ser igual ao dela.
  E por falar na minha avó, ela passou por aqui e experimentou a torta. Gostou tanto que levou um pedaço para casa :)



Torta integral de banana
 
2 xícaras chá de farinha de trigo integral (260 g)
2 xícaras chá de aveia em flocos (170 g)
2 xícaras chá de açúcar mascavo (220 g)
1 xícara chá de óleo de girassol ou canola
10 bananas
30 g de açúcar mascavo + 1 colher sopa de canela em pó (para polvilhar)



Corte as bananas no sentido do comprimento, fazendo 3 "tiras" com cada uma.
Misture a farinha, a aveia e o açúcar (não use agora as 30 g para polvilhar). Acrescente o óleo e faça uma farofa não muito molhada.
Forre uma fôrma de fundo removível (usei uma com 25 cm de diâmetro, se quiser uma torta mais alta, use uma menor) com metade da farofa. Pressione bem para que fique firme.
Cubra esta massa com metade das bananas, polvilhe um pouco da mistura de açúcar mascavo com canela, e coloque o restante da massa, pressionando novamente.
Finalize com o restante das bananas, a mistura de canela e leve ao forno pré-aquecido a 200 º C por aproximadamente 35 minutos.
Retire do forno e espere alguns minutos para desenformar.


Essa torta fica bem sequinha quando sai do forno. Deixei algumas horas fora da geladeira (o que restou dela, pois acabou quase na mesma hora) e ela ficou molhadinha por causa do açúcar e canela polvilhados em cima das bananas. Se você resistir e a sua torta não acabar no mesmo dia, guarde-a na geladeira.
  Esta receita entrou, com certeza, na lista das minhas favoritas. O motivo?? Receita deliciosa, prática e saudável... Foi aprovada por todos, inclusive pelas crianças. Precisa falar mais?
 
Obs.: existem várias receitas dessa torta na internet. Resolvi fazer da minha maneira, usando os ingredientes que encontrei na maioria delas.

2 comentários:

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.