Páginas

26 de junho de 2013

Panqueca integral de ricota com espinafre

  Adoro a dupla ricota com espinafre... Em pastel de forno, em quiche, e nessa panqueca deliciosa. Comidinha com pouquíssima gordura, e bem saudável. Opção leve para comer com uma boa saladinha verde...
  Foi pura coincidência usar hoje o molho bechamel, já que usei ontem para fazer o croque monsieur. Ia fazer um molho de tomate para cobrir essas panquecas, mas resolvi que um molho branco ficaria melhor. Fica a seu critério, se preferir pode optar pelo tomate, também ficará bem gostoso.
  A receita tem algumas etapas, pois precisamos fazer a massa, recheio, molho... Mas nada muito trabalhoso, na verdade, é bem simples. Deixa a preguiça de lado e experimenta... Você vai adorar.



Panqueca integral de ricota com espinafre

para a panqueca

1/2 xícara chá de farinha de trigo
1/2 xícara chá de farinha de trigo integral
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher sopa rasa de manteiga
1 1/2 xícara chá de leite
1/2 xícara chá de água
ciboulette picada (opcional)

Faça primeiro a massa da panqueca, pois ela precisa descansar. Bata no liquidificador o leite, a água, as farinhas, o ovo, o sal e a manteiga até que tudo se misture bem. Se usar a ciboulette, acrescente depois e somente misture com uma colher. Deixe essa massa descansar enquanto você prepara o recheio e o molho das panquecas.

recheio

250 g de ricota
1 maço de espinafre (somente as folhas, cortadas grosseiramente)
2 dentes de alho picados
1 colher sopa de óleo de girassol
sal
pimenta do reino



Em uma frigideira, coloque o óleo e o alho. Acrescente o espinafre e tempere com sal e pimenta do reino. Refogue até o espinafre murchar e ficar cozido. Caso fique com muita água, descarte o excesso. Esfarele a ricota com um garfo, tempere também com sal e pimenta e junte ao espinafre, ainda na frigideira, e deixe que refoguem juntos.

para o molho branco

20 g de manteiga
20 g de farinha de trigo
400 ml de leite
2 colheres sopa de parmesão ralado
sal
pimenta do reino
noz moscada ralada

Em uma panela, coloque a manteiga e a farinha. Mantenha em fogo baixo, mexendo, até cozinhar a farinha (sem que ela doure). Acrescente o leite, aos poucos, bem devagar, mexendo vigorosamente a mistura com um fouet para que não fique empelotado. Quando engrossar, acrescente o 1 colher do parmesão, e tempere com sal, pimenta e noz moscada à gosto. Reserve.



Agora você deve fazer as panquecas: use uma frigideira antiaderente e adicione uma concha pequena (ou 1/2 concha grande) da mistura reservada (a que você bateu no liquidificador). Se sua frigideira estiver em bom estado, não precisa untar. Caso contrário, unte levemente com manteiga, retirando o excesso com um papel toalha. Para fazer a panqueca, coloque a massa no centro da frigideira e gire-a até que a massa se espalhe por igual formando um círculo. Tenha o cuidado de não colocar muita massa, senão sua panqueca ficará muito grossa. Mantenha em fogo mínimo, até que se formem bolhas por toda a massa. Com cuidado, levante as bordas da panqueca com um garfo, e vire-a para que cozinhe também do outro lado (deixe somente 20 segundos). Vá colocando os discos empilhados em um prato.
Coloque 1 colher de sopa bem cheia do recheio em cada disco de massa, em uma das pontas, e vá enrolando formando as panquecas.
Coloque-as em um refratário, o molho por cima,  salpique o restante do queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 20 a 30 minutos.

Rendimento: 10 panquecas.

6 comentários:

  1. Tambem amo essa combinação de ricota com espinafre. Vou fazer em casa, mas me tira uma dúvida, posso usar somente a farinha de trigo integral? ao inves de usar meia de cada eu usaria 1 xicara de farinha integral.

    Bjs e adoro as suas receitas.
    Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Olá Cecilia, você pode e deve usar somente a farinha integral. É que eu tenho uma pequena aqui em casa que ainda estranha um pouco quando uso somente os ingredientes integrais, então costumo misturar com a farinha branca para que ela coma numa boa... Beijo, depois me conta como ficou :)

    ResponderExcluir
  3. :) vou fazer no fim de semana... que delicia... fiz o polpetone e ficou divino... bjos

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou do polpetone... É bem saboroso. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Fiz hoje e ficou deliciosa! meu pai também adorou!
    Beijos, Renata!
    Simone, filha do Toninho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Simone, fico muito feliz que vocês tenham gostado!!! Beijo grande.

      Excluir

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.