Páginas

29 de abril de 2013

Pão de fôrma de cereais

  Gosto muito do trabalho do Rogério Shimura, um chef boulanger respeitado, que já trabalhou com Alex Atala e agora investe em sua padaria e escola de pães em São Paulo. O termo "boulanger" é de origem francesa, e significa "padeiro".
  Quando vi esta receita, gostei muito de seus ingredientes, um pão saudável e bonito. A receita é exata, consegui a consistência excelente da massa sem precisar acrescentar água ou farinha além do que foi pedido. Só modifiquei a quantidade dos grãos: não tinha a quinoa em flocos em casa, diminui um pouco o gergelim e aumentei a quantidade de aveia e linhaça. Na receita abaixo, colocarei as quantidades que usei e, no final, indicarei a quantidade que Shimura usa em sua receita.
  Adoro fazer pão, e acho que todos devemos tentar fazer um de vez em quando. O cheiro que sai do forno quando está assando é incrível, e comê-lo ainda quente melhor ainda. Não tenha medo de tentar, as receitas que uso aqui não são difíceis de fazer, e dispensam máquina para pães (eu não tenho uma máquina dessas).




Pão de fôrma de cereais (delicioso)

350 gr de farinha de trigo
150 gr de farinha de trigo integral
40 gr de açúcar
20 gr de leite em pó
10 gr de fermento biológico seco
10 gr de sal
25 gr de manteiga em temperatura ambiente (usei sem sal)
20 gr de sementes de linhaça
30 gr de aveia em flocos
10 gr de gergelim preto
300 ml de água

Em um bowl misture as farinhas, o açúcar e o leite em pó. Acrescente o fermento, a água, o sal e, por último, a manteiga. Coloque a mistura sobre uma bancada limpa e lisa, e sove a massa até ficar homogênea. O Shimura explica o ponto ideal da massa: pegue um pedaço dela e vá esticando com as mãos. Se ela "rasgar", precisa sovar mais um pouco.
Acrescente os cereais (reserve um pouco para decorar o pão), e sove mais um pouco para misturá-los bem. Deixe a massa descansar por 20 minutos, depois faça um rolo comprido, do tamanho da fôrma que você for utilizar (eu usei uma fôrma com 11cm x 30cm).
Coloque a massa na fôrma, pincele com um pouco de água e coloque o restante dos cereais por cima, para decorar.
Deixe a massa descansando novamente até dobrar de volume (a minha demorou cerca de 40 minutos). Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 45 minutos.


 
Obs.: quando coloco a massa dos meus pães para fermentar, deixo o recipiente coberto com um pano limpo e dentro do forno desligado. É o lugar mais protegido e mais quentinho da cozinha.
A receita original indica 30 minutos de forno, no meu demorou 45 minutos. Para saber se o seu pão está assado, bata no fundo dele e ouvirá um som oco. Ele deve estar ligeiramente dourado em cima, como o da primeira foto.
Quantidade dos cereais da receita original: 15 gr de linhaça, 15 gr de quinoa em flocos, 15 gr de aveia em flocos, 15 gr de gergelim preto.


Informação extra (em 14/05/13)

Experimentei fazer esta receita aumentando a quantidade de farinha integral e diminuindo a farinha branca e deu super certo!! Assim o pão ficou mais saudável. É claro que mudou um pouco a textura, ele ficou um pouco mais pesado do que o anterior, mas nada que comprometa a delícia que é este pão. Então, se você quiser experimentar, siga toda a receita como foi passada anteriormente. É só modificar a quantidade das farinhas: 250 gr de farinha de trigo branca e 250 gr de farinha de trigo integral.
A receita que foi passada rende um pão grande, que dura aproximadamente 6 dias. Mas, apesar de não estragar, ele vai ficando mais ressecado a partir do 4º dia. Então, para ter o pão sempre fresco, prefiro fazer meia receita de cada vez. E para guarda-lo, não coloque em geladeira. Envolva-o em plástico filme e deixe em temperatura ambiente mesmo.

4 comentários:

  1. vou comprar os ingredientes.. depois te falo como ficou..... bjs

    ResponderExcluir
  2. Oba, vou ficar esperando... Tenho certeza que você vai gostar!!

    ResponderExcluir
  3. voce tambem pode usar o farelo de trigo no lugar da farinha integral.
    testa que vai ficar muito mais saboroso e rustico.
    porno!!!!
    PS>: desculpe-me so estar fazendo este comentario agora, mas so descobri isso aki hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer hora vou experimentar sim, obrigada pela dica. Abraço.

      Excluir

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.