Páginas

2 de abril de 2013

Brownie com nozes



  Quando penso em receitas com chocolate, a primeira que vem à minha mente é o brownie... Ele é um pedaço delicioso de pecado, úmido, denso, muito saboroso. Servido quente com sorvete de creme então, é uma perdição.
  Já testei várias receitas de brownie, e, normalmente, gosto de todas. Dessa vez experimentei uma deste livro da Carla Pernambuco, uma chef que eu gosto muito.
  Só acrescentei um pouco mais de nozes do que a receita pedia, e o tempo do meu forno foi muito diferente do descrito no livro. Vou postar aqui a receita que fiz, com minhas adaptações, deu super certo e é mais uma para entrar para a lista das minhas favoritas. Ah, e não coloquei o açúcar de confeiteiro por cima do brownie, como o livro sugeria, pois acho que a receita ficaria doce demais.

Brownie de chocolate com nozes

Ingredientes

170 gr de manteiga sem sal
280 gr de chocolate meio amargo picado
4 ovos
350 gr de açúcar
290 gr de farinha de trigo peneirada
60 gr de nozes picadas grosseiramente
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó

Derreter o chocolate com a manteiga (eu derreti em banho-maria, mas você pode fazer no microondas). Reserve.
Bata os ovos e o açúcar na batedeira, usado o batedor tipo "raquete", até que a mistura fique esbranquiçada e aumente de volume. Acrescente a farinha, aos poucos, batendo em velocidade baixa.
Delicadamente junte o chocolate derretido com a manteiga, o sal, o fermento e as nozes, misturando com uma espátula.
Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada (eu usei uma 20 x 30 cm) e leve ao forno 180º C por aproximadamente 35 minutos*.
Seu brownie estará pronto quando sua superfície se rachar, e você espetá-lo com uma faca e ela sair úmida, mas não com massa crua.

Rendimento : 15 pedaços de brownie (dependendo de como você corte).

* Na receita original, eles orientam levar ao forno 150º durante 15 minutos. Não daria certo nunca para mim !!! Primeiro porque meu fogão é a gás, e consigo o mínimo de 180º C. E o meu levou 35 minutos para ficar pronto (vocês podem comprovar pela foto que ele ficou bem úmido). Então, oriento que vocês observem bem seu brownie, pois cada um sabe o tempo de seu forno. Cuidado para não passar do ponto, pois seu brownie ficará seco, mais parecido com um bolo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.